Pesquisas e Estudos


Visitas, Palestras, estudos e pesquisas - História e Meio Ambiente


Levar os alunos para fora da sala de aula e proporcionar-lhes vivências com o contato ativo e crítico com ruas, praças, edifícios públicos e monumentos constitui excelente oportunidade para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. O contato, a interação com o Meio, a observação e descrição da paisagem da região, abrangendo aspectos históricos, físicos e naturais, como principalmente a vida social (fotografias, conversas, entrevistas com moradores, trabalhadores e autoridades).
A compreensão do papel da memória é fundamental para a vida da população, dos vínculos que cada geração estabelece com outras gerações e das raízes culturais e históricas que caracterizam a sociedade humana.
Conservar a memória do que temos e do que somos: Uma indentidade da nação.



Educação Ambiental


" A Educação Ambiental consiste em um processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu Meio Ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornam aptos a agir - individual e coletivamente - e resolver problemas ambientais presentes e futuros. Entre as características fundamentais da Educação Ambiental, destaca-se: o enfoque orientado à solução concreta dos problemas da comunidade, o enfoque interdisciplinar dos problemas do Meio Ambiente e o caráter permanente orientado para o futuro. " ( Maria Cecília Focesi Pelicioni - Fundamentos da Educação Ambiental)


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Educação Patrimonial

Conservação, Preservação e Restauração


Conservação: " É o conjunto de intervenções diretas, realizados na própria estrutura fisica do bem cultural, com a finalidade de tratamento, impedindo, retardando ou inibindo a ação nefasta acasionada pela ausência de uma preservação. É composta por tratamentos curativos, mecânicos e/ou químicos, tais como: Higiênização e desinfestação de insetos ou microrganismo, seguidos ou não de pequenos reparos."

Preservação: " É uma consciência, mentalidade ( individual ou coletivo, particular ou institucional) com o objetivo de proteger e salvaguardar o Patrimônio. Resguardar o bem cultural, previnindo possíveis malefícios e proporcionando a este condições adequadas de "saúde". É o controle ambiental composto por técnicas preventivas que envolvam o manuseio, acondicionamento, transporte e exposição".

Restauração: " É um tratamento bem mais complexo e profundo constituído de intervenções mecanicas e quimicas, estruturais e/ou esteticas, com a finalidade de revitalizar um bem cultural, resgatando seus valores históricos e artisticos. Respeitando-se, ao maximo, a integridade e as caracteristicas históricas, esteticas e formais do bem cultural, devendo ser feito por especialistas". ( Sarmento, Adriana Godoy da Silveira - Preservar para não restaurar)


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Parcerias:


  • Universidade de São Paulo - USP – Laboratório de estudos e pesquisas
Projeto "Inventário do patrimônio cultural edificado do Vale Histórico de São Paulo e avaliação de sua vulnerabilidade aos eventos climáticos", com apoio da FAPESP.
Realização:  USP/EACH e Grupo de Pesquisa em Memória, Patrimônio Cultural e Natural e Desenvolvimento Local.


  • ONG Crescente Fértil
  • Projeto Rio Sesmaria – Diagnóstico Ambiental da Bacia Hidrográfica.
  • Colégio Giordano Bruno – SP – Estudo do Meio                                                                   

                                                                                                                                                                          VOLTA


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